Tempo de Reconstruir prepare-se para a oposição

neemias-e-a-reedificação-dos-muros-de-jerusalémProvérbios 15:6 – Neemias 4:14

Introdução

Neemias foi um homem que executou tarefas que pareciam impossíveis, por causa da sua total dependência de Deus, foi um homem de oração. Nos capítulos 3 a 7, revelam a liderança corajosa, sábia e decisiva de Neemias ao mobilizar o povo de Jerusalém para reconstruir os muros em apenas 52 dias com forte oposição de dentro e fora da cidade.

Mas não foram 52 dias fáceis não, pelo contrário, foram 52 dias de muita luta.

No Capítulo 1 de Neemias após saber de Hanani um de Seus irmão, que seu povo estava em grande miséria e desprezo, e que os muros estavam Caídos (derribados). A bíblia diz que, chorou, lamentou por alguns dias, e esteve orando e jejuando ao Senhor.

1 – Ele não ficou se lamentando, logo se preocupou com sua parentela seu povo e buscou a Deus….. “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? Salmos 121:1”

DEVEMOS BUSCAR A VONTADE DE DEUS E O BEM DE SEU POVO, É IMPORTANTE ORAR ANTES DE AGIR

No capítulo 2 ele foi até ao rei Artexerxes para servir vinho como de costume, então o rei nota seu semblante triste, então pergunta porque está triste, Neemias então não se hesita e vê ali a chance que tem para agir e lutar pelo seu povo, conta a situação e pede permissão ao rei.

Pv. 15:13 – “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.”

Muitas vezes temos a chance de começar a resolvermos nossos problemas e não o percebemos.

Então ele chega até Jerusalém (lugar de paz) primeira analisa o problema, a situação.

Então Neemias reuni o povo e diz no Vers. 17: — Vejam como é difícil a nossa situação! A cidade de Jerusalém está em ruínas, e os seus portões foram destruídos. Vamos construir de novo as muralhas da cidade e acabar com essa vergonha.

Então Sambalate, Tobias e Gesém, o zombaram e desprezaram.

Uma das Táticas para Inimigo para impedir a obra:

1) – Gerar sentimento de Capacidade – Resposta: 2 Coríntios 3:5 Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus. E Fl. 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece

Tenhamos algo em mente

O inimigo não deseja de forma alguma a restauração das brechas, o fechar das brechas, o tapar das brechas. Porque? Porque brechas são lugares por onde o inimigo está entrando e roubando, minando a nossa força e nossa vida – PORQUE ELE VEIO PARA MATAR, ROUBAR E DESTRUIR.

Em todo o processo de reconstrução vamos encontrar fortes oposição. O INIMIGO não quer a reconstrução. Ele ganha com a DESGRAÇA!.

2) Desprezo das Pessoas

3)  Causar Confusão

Neemias e o povo foram alvos de zombaria (vv. 1-6), de ameaça de uso da força (vv. 7-9), de desânimo (v. 10) e o medo (vv. 11-14). No capítulo 4 revela como se pode vencer a oposição à obra de Deus. (1) A zombaria foi vencida pela oração e determinação (vv. 4-6). (2) A ameaça da força foi vencida pela oração e apropriadas medidas de segurança (vv. 7-9; ver Mc 14.38; Ef 6.18) Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos Efésios 6:18 . (3) O desânimo e o medo foram vencidos pela fé dos dirigentes piedosos, pelo seu incentivo e seus preparativos para resistirem ao inimigo (vv. 12-18; ver Ef 6.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo Efésios 6:11)

Vemos aqui que Neemias não trabalhou sozinho, o povo trabalhou com animo, cada um atuou em seu lugar.

Primeira coisa que um vencedor tem que saber na sua vida, saber que ninguém faz nada sozinho. Jesus foi fazer alguma coisa o que ele Fez, Colocou gente para trabalhar com ele.

O homem foi feito para viver em sociedade. Por mais difícil que seja. Deus criou o Adão. O que Ele fez? Nada Então ele fez Eva.

“Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
Gênesis 2:18

Quando Deus Criou a arca ele chamou Noé? Não. Ele chamou noé e sua família, uma equipe.

Só consegui reconstruir a minha família pois no momento de aflição porque eu formei uma equipe eu e minha esposa todos no mesmo propósito.

Fazer chamada para os filhos, parentes e etc…

“A obra é grande e extensa, e estamos separados, distantes uns dos outros, ao longo do muro. Do lugar em que ouviremos som da trombeta, juntem-se a nós ali. Nosso Deus lutará por nós” (vs 20 )

Estamos longes, separados, distantes, às vezes, cada um fazendo a coisa certa, mas distante um do outro.

Cada um por si, e Deus por todos. NÃO. Quando o propósito divino é “Que todos sejam um”

Trabalharam dia e noite, Nós precisamos orar “Orai sem cessar 1 Tessalonicenses 5:17”. Precisamos trabalhar, como se tudo dependesse de nós, mas também orar conscientes de que tudo depende da benção de Deus.

4)  Distrair-nos com coisas sem valor

Neemias estava numa grande obra, e os inimigos convidavam a passeio em meio a tanta batalha. Assim é o Diabo, ele tenta nos distrair com papos, conversas, discursões, teologias ou diversões que não nos levam a lugar nenhum. E o problema que ele é insistente ainda.

“Estou executando um grande projeto e não posso descer” ( 6.1-4 )

“Eu não tenho tempo para distrações, pois estou fazendo uma grande obra”

5) Cuidado com as fofocas e falsos profetas

Irmão Neemias, Deus me revelou que é para você entrar no templo, e se esconder, porque querem matar você.” Mais uma vez, o que eles queriam era que Neemias abandonasse a obra. O mais sério é que o camarada foi pago para profetizar contra Neemias 6.12-13

Conclusão

Talvez o seu casamento e a sua família não estão em ruínas, mas algumas brechas nos muros podem ser identificadas, pequenas áreas de erosão que estão começando a consumir. Vocês reconhecem a necessidade de fortalecer o seu muro e fortificá-lo usando o projeto de Deus como guia.

O melhor momento para edificar os muros de nossa casa é quando identificamos no início os lugares que estão precisando de cuidado, não há melhor época de começar a reconstruir do que quando os problemas são primeiramente reconhecidos. As suas pedras ainda não estão queimadas, e boa parte da muralha ainda está de pé.

Pequenos ajustes vão firmemente estabelecer o seu casamento na Rocha e solidificar a proteção da sua muralha. Temos que estar atentos às pequeninas brechas para que o inimigo das nossas almas não as utilize para destruir toda a construção que é de Deus.

Para fechar as brechas devemos convidar Deus para residir em nosso lar; sua palavra deve nos conduzir aos seus limites que serão como uma boa argamassa para solidificar a proteção de sua muralha, e assim nos transformaremos em famílias fortes, casamentos fortes para cumprir o projeto de Deus.

Se temos um casamento forte, estabelecido e alicerçado na palavra, temos uma missão muito importante: ajudar muitos outros casais. Muitas vezes é difícil ajudar outras pessoas, se não soubermos como a nossa parte da muralha se tornou tão forte, por isso devemos conhecer os princípios que tem fortalecido a nossa família para compartilhar com outros.

Devemos nos envolver com o estudo da Bíblia em grupos pequenos, para que Deus nos ensine como testemunhar das suas bênçãos em nossa vida, não podemos ficar parados sem repassar o cuidado de Deus para o nosso lar, muitos precisam fortalecimento nos seus casamentos.

Não importa a situação do seu casamento hoje, vocês podem ser abençoados e crescerem no Senhor através de um entendimento e aplicação de seu projeto para o seu casamento e seu lar. Neemias encorajou o povo: “Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.” (Ne 4.14).

Esta palavra do profeta é tão atual como nunca, pois muitos já não valorizam a família, não lutam por sua existência. Temos que lutar para que os lares não sejam desfeitos, não podemos achar que é natural nos dias de hoje a separação, o divórcio, temos que batalhar para que as muralhas não fiquem em ruínas.

Leonardo Carlos

Meu nome é Leonardo Carlos, Sou Desenvolvedor web, Designer Gráfico, Consultor em Marketing Digital certificado. Atuo na área da internet desde 2002 e ajuda profissionais e empresas crescerem seus negócios através da internet.

Website: http://www.leonardocarlos.com.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.