10 Dicas para uma boa Gestão de Tempo

10 Dicas para uma boa otimização do tempo

Para te ajudar a otimizar melhor seu tempo, separamos 10 dicas que podem fazer suas 24 horas diárias serem suficientes para você completar suas atividades.

1. Crie uma meta

Para conseguir melhorar sua gestão de tempo, você precisa ter um meta atingível.

Independentemente de pensar em otimizar seu tempo e ser mais produtivo nas tarefas pessoais ou profissionais, saiba que ter um objetivo te ajudará a organizar melhor tudo o que você precisa fazer.

Isso acontece porque, quando você tem um alvo, você consegue pensar em maneiras de planejar mais seu tempo e suas ações para atingir esse objetivo.

Por isso, tente estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. Assim, você conseguirá montar estratégias para alcançar esses objetivos tendo como foco um período predeterminado para a conclusão de cada tarefa.

Mas tome cuidado!

É muito comum estabelecermos metas praticamente impossíveis. Quando você faz isso, além de não conseguir atingi-las, é bem provável que você fique extremamente cansado e não seja produtivo em quase nenhum momento de seu dia.

Se você ainda não sabe como traçar seus objetivos, não deixe de conferir nosso post sobre como estabelecer metas e aprenda a definir alvos reais e atingíveis.

2. Liste suas tarefas diárias

Depois de definir sua meta, você pode começar a pensar nas ações que precisa fazer para alcançar aquele objetivo.

Por exemplo:

Se você tem um negócio online e quer atrair um público maior para sua página de vendas, você pode pensar em ações como:

  • Otimizar seu site;
  • Criar um blog;
  • Escrever conteúdos relevantes para seu público;
  • Publicar mais em suas redes sociais;
  • Criar vídeos para seu canal no YouTube, entre outras estratégias.

Depois de pensar em tudo que você pode fazer para alcançar sua meta, coloque essas ações no papel.

É muito importante ter um documento com uma lista de tudo que você precisa fazer. Isso te ajudará a não esquecer de nada que precisa ser executado.

3. Priorize aquilo que é urgente

Com a lista de tarefas em mãos, já é hora de diferenciar o que é urgente daquilo que pode ser prorrogável.

Pense nas ações que são mais importantes para alcançar suas metas e coloque-as em execução antes das outras tarefas.

Entendeu a importância da lista que falamos no item anterior?

Quando você tem escrito tudo o que você precisa fazer, fica mais fácil entender o que é mais importante e não pode ser deixado para depois.

Porém, você precisa tomar cuidado para não prorrogar demais as outras atividades. Se você deixar tudo para depois e não estabelecer uma ordem e um cronograma com data de início e fim para todas suas atividades, acabará não fazendo nada.

Por isso, mesmo que uma tarefa possa ser cumprida depois, não se esqueça de colocá-la também em execução em algum momento de seu dia, que é sobre o que falaremos a seguir.

4. Tenha um calendário

Ter um calendário com datas de início e fim para cada atividade prevista é algo que ajuda muito na hora de fazer sua gestão de tempo. Todas as vezes que você estabelece prazos, você envia comandos intuitivos para seu cérebro que saberá que algo precisa ser completado naquele prazo.

Com isso, mesmo que você tenha priorizado as tarefas mais urgentes e importantes, você nunca se esquecerá das demais atividades que precisa fazer posteriormente.

Nosso conselho é que você usa as manhãs de suas segundas-feiras para planejar seu calendário semanal. Assim, você pensará em planejar apenas um futuro mais próximo, o que pode te ajudar a gerenciar melhor seu tempo.

É claro que há algumas tarefas que demandam tempo e que provavelmente só poderão ser executadas daqui 1 ou 2 meses.

Mas se você já souber da existência delas, coloque-as em seu calendário para que, quando estiver próximo da data de entrega dessas atividades, você já esteja ciente de que precisa completá-las.

5. Faça uma atividade de cada vez

De nada adianta organizar suas tarefas por ordem de importância, programar seu calendário com datas de início e fim, se você fizer tudo de uma vez.

Como nós dissemos no início deste post, sabemos que é bem provável que você tenha muitas coisas para fazer ao longo de seu dia. Porém, se você tentar fazer tudo de uma vez, não conseguirá concluir nenhuma atividade, tudo ficará pela metade e isso pode cansar ainda mais sua mente.

É por isso que você precisa focar em uma tarefa para conseguir usar todo seu potencial nela. Com isso, você perceberá que conseguirá terminar tudo no tempo que você preestabeleceu anteriormente e ainda fará suas tarefas da maneira mais completa possível.

Com o tempo, você perceberá que a organização e o foco em apenas uma atividade por vez ajudará em sua gestão de tempo, que será melhor administrada.

Desenvolva seu foco, seja mais produtivo.

6. Evite a procrastinação

Apesar de não fazer mais de uma atividade por vez, é muito importante não deixar para depois o que você poderia fazer agora.

Um erro muito comum de pessoas que não conseguem fazer uma boa gestão de tempo é procrastinar. Prolongar demais seus prazos faz com que você não foque nas tarefas que precisam ser feitas.

É por isso que todas as dicas que mostramos aqui devem ser pensadas como um conjunto. Quando você estabelecer os prazos para entregar certas tarefas, mesmo que seja uma data distante, não acomode-se e pense que você não precisa fazer nada para cumprir aquela atividade.

Se você tem um tempo hoje para iniciar algo que precisa ser entregue daqui duas semanas, por que não começar e, posteriormente, ter um tempo a mais para outras atividade ou imprevistos que possam ocorrer?

7. Organize seu ambiente de trabalho

Ter um ambiente de trabalho bem organizado ajuda muito a gestão de tempo. Isso porque, com um local organizado, você não perderá tempo procurando algo que precisa.

Por isso, mesmo que você seja seu próprio chefe, tenha sempre um espaço separado para exercer suas tarefas relacionadas a seu negócio.

Nesse ambiente, coloque tudo que você precisa ao longo do dia perto de você, como computador, telefone, cadernos de anotações, canetas e, se possível, até mesmo uma boa xícara com café e uma garrafa de água.

8. Faça pausas

Mesmo com tantas atividades para serem concluídas, é muito importante entender que você também precisa de tempo para descansar.

Sabemos que muitas pessoas, principalmente quando estão muito atarefadas, pensam que é necessário trabalhar sem parar o tempo inteiro. Porém, isso é um grande indicativo de que você não está fazendo uma boa gestão de tempo.

Além disso, isso também não é produtivo, já que uma pessoa com a mente e o corpo cansados não consegue produzir tão bem.

É por isso que você precisa fazer pausas durante suas tarefas e nunca deve se esquecer de dormir bem todos os dias.

Uma técnica muito usada por vários profissionais para ajudar na gestão de tempo de pausas é a Técnica Pomodoro. Para realizar atividades usando essa técnica, você precisará apenas de um cronômetro, que pode até mesmo ser o do seu celular.

9. Evite distrações

Essa dica é muito importante principalmente para quem trabalha em casa. É fácil confundir o horário de trabalhar com as tarefas rotineiras da casa.

Além disso, há também distrações como televisão, filhos, parentes, amigos e até mesmo animais de estimação que podem tirar seu foco e fazer com que você deixe de exercer suas tarefas planejadas em um determinado dia.

A internet também é um ambiente no qual essas distrações aparecem constantemente, seja em forma de redes sociais, vídeos no YouTube e até mesmo artigos e sites interessantes.

Então, evite deixar suas redes sociais logadas enquanto você trabalha online e, quando estiver em casa, lembre-se de avisar a todos que moram com você que você está trabalhando. Assim, ninguém te interromperá durante uma atividade importante.  

10. Entenda o momento de dizer não

É muito importante saber dizer não para algumas atividades que você considera desnecessárias.

Por exemplo:

Suponha que você trabalhe com outras pessoas e que alguém queira marcar uma reunião para conversar sobre determinado assunto que você sabe que poderia ser resolvido apenas com um e-mail. Se esse for o caso, sugira para seu colega enviar as informações e informe-o que a reunião é desnecessária.

Você perceberá que seu dia renderá muito mais quando você começar a dizer não para certas atividades que não são obrigatórias naquele momento.

Já se você é dono de seu próprio negócio e tem pessoas que trabalham com você, aprenda a delegar tarefas. Você não precisa fazer tudo relacionado a seu empreendimento sozinho. É possível encontrar bons profissionais para trabalharem com você.

Monitore seu tempo melhor

Saber administrar suas tarefas é a melhor maneira de ser mais produtivo e conseguir fazer uma boa gestão de tempo.

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10 Dicas para uma boa Gestão de Tempo

Como dissemos desde o começo deste post, nós entendemos que a rotina corrida e a quantidade de afazeres diários fazem com que muitas pessoas percam o foco.

Porém, se você chegou até aqui, com certeza percebeu que é possível completar tudo o que você precisa ao longo de seu dia sem precisar aumentar a quantidade de horas diárias.

Fonte: Hotmart

Leonardo Carlos

Meu nome é Leonardo Carlos, Sou Desenvolvedor web, Designer Gráfico, Consultor em Marketing Digital certificado. Atuo na área da internet desde 2002 e ajuda profissionais e empresas crescerem seus negócios através da internet.

Website: http://www.leonardocarlos.com.br

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