#Esboço: Preservando a chama acessa

Tempo de leitura: 10 minutos

O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará

  • Texto: Levítico 6.8-13

8 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

9 Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto; o holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar arderá nele.

10 E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho, sobre a sua carne, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar.

11 Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza fora do arraial para um lugar limpo.

12 O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.

13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

 

Introdução.

O livro de Levítico é um livro que apresenta normas dada ao homem para ele se aproximar de Deus no Antigo Testamento. É um manual sacerdotal. É um livro que nos ensina que o corpo pertence ao Senhor e deve se manter puro.

Ele Apresenta alguns tipos de ofertas, que são empregadas para restaurar uma amizade quebrada com Deus. Uma delas é o holocausto é chamado assim porque era exigido que o animal fosse completamente consumido pelo fogo.

Nas Sagradas Escrituras, vemos uma participação importantíssima deste elemento chamado Fogo, em diversas ocasiões encontraremos este elemento sendo manifestado pelo próprio Deus:

Veja algumas manifestações de Deus através do fogo.

  • 9:24 Saiu Fogo do Senhor; (esse fogo significava que Deus milagrosamente havia aceitado o holocausto, por causa desta aceitação o povo explodiu em alegria e adorou ao Senhor.)
  • 4:24 – Deus é um fogo que consome;
  • 5:4 – Deus fala no meio do fogo; (Meu irmão(a) Deus quer falar contigo essa noite)
  • I Rs.18:38 – Caiu fogo do Senhor;
  • 23:29 – A palavra do Senhor é como fogo;
  • 3:11- Batiza com Espírito Santo e com fogo; etc..
  • Na coluna de fogo guiando o povo de Israel no deserto frio.
  • Na sarça ardente no monte Horebe perante Moises.
  • Com fogo Deus destruiu os inimigos de Elias.
  • Com tochas de fogo Gideão destruiu os Medianitas.
  • Com fogo Deus queimou o holocausto do profeta Elias no monte Carmelo
  • Deus batizou os discípulos com Espírito Santo e com fogo no dia de pentecoste.
  • Com fogo Deus trará Juízo sobre a terra.
  • O fogo de Deus destrói aqueles que são contra ele e seu povo.
  • Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo fogo de Deus.
Então, o fogo é o símbolo da manifestação do poder de Deus.

Em Levíticos (6:13), fala de um fogo em especial, que teria que queimar continuamente e não poderia de forma alguma se apagar, “O fogo arderá continuamente sobre o altar, não se apagará”. Deus instruiu Moisés a ordenar Arão e seus filhos, a observarem a lei do holocausto seguindo todas as suas tradições, incluindo a ordem para o sacerdote não deixar o fogo do altar se apagar tendo o compromisso de retirar as cinzas e colocar o combustível (a lenha) a cada manhã.

Fazendo uma analogia destes elementos que acabamos de citar, podemos entender que:

1- Os Sacerdotes – São os salvos em Cristo, ou seja, cada um de nós somos feitos sacerdotes para com Deus. (Ap.1:5-6).

2- O Altar – Simboliza a nossa vida espiritual, nosso coração, nossa comunhão com Deus. O altar tinha que estar sempre organizado, limpo e preparado para ser usado para o sacrifício. (Gn.22:6-9; I Rs.18:30). Cabe aqui uma pergunta: Como está o nosso altar?

3- O Holocausto (sacrifício) – Simboliza a nossa devoção a Deus, a nossa adoração; e o nosso culto a Deus. (Rm.12:1-2.)

4- A Lenha – Simboliza as nossas súplicas e orações a Deus, é o combustível que mantém as nossas vidas acesas na presença do Senhor. (Rm.12:12; Tg.5:15). Sem oração não há fogo (Pv.26:20), e se houver cuidado é fogo estranho.

5- O Fogo – Simboliza a presença do Espírito Santo em nossas vidas, (Mt.3:11; At.2:3-4).

Observando esta exposição, entendemos que precisamos preservar o nosso altar em chamas por alguns motivos importantes que veremos a frente.

Mas no Versículo 9 Deus dá uma exigência eu e que você ponha tudo no altar. Porque?

  • O Altar tipifica a Cruz; precisamos ser examinados e julgados pela cruz
  • O segundo significado do Altar é a redenção; Tudo o que Deus julga ele também redime (resgata). A redenção resulta em ressurreição.
  • O terceiro significado do Altar é a consagração; somos um povo consagrado. Esse é o verdadeiro significado do altar.

– Tudo o que é trazido a Deus precisa ser posto no altar e ser julgado, redimido e consagrado.

– Somente após passarem pelo altar, é que todas as coisas estarão verdadeiramente consagradas a Ele.

– Nada pode realmente ser de Deus até que passe pelo altar. A experiência do altar deve preceder todas as coisas.

 

E o primeiro motivo para entendermos que precisamos preservar nosso altar em chamas é:

  • O FOGO AFASTA OS PREDADORES;

O fogo na idade média era usado para vários fins, e um deles era para afastar os predadores que rondavam as comunidades e acampamentos, vemos na bíblia que uma víbora que estava fugindo do fogo, acabou mordendo a mão do apóstolo Paulo,(At.28:3). Aprendemos então que o fogo nos dá proteção contra os predadores (Sl.84:11p/a), é bem verdade que os predadores deste mundo tem se camuflado a cada dia, tentando enganar as pessoas,(e principalmente o povo de Deus), com seus disfarces como a mídia por exemplo, com seus programas indescentes, profanos, cheios de misticismo e pecado, passando uma imagem invertida dos valores bíblicos pregando que aquilo que a bíblia condena como pecado já não é tão pecado assim, programas que mostram abertamente a prostituição, o adultério, a vida fácil, como algo normal é a turma do NÃO TEM NADA A VER…, o modernismo, o materialismo, etc. CUIDADO, não brinque com o Predador porque ele está ao nosso derredor rugindo como leão tentando tragar aquele que já não preserva mais o FOGO do Espírito Santo em sua vida (I Pe.5:8), Revista-se  cada vez mais das armaduras espirituais (Ef.6:10-15), e esteja com teu altar em chamas porque com certeza o predador não conseguirá tocar em sua vida.

E o Segundo motivo para entendermos que precisamos preservar nosso altar em chamas é:

  •  O FOGO CONSOME A MATÉRIA;
O fogo tem o poder de destruir toda a matéria e organismo vivo como carne, ossos e etc. Assim como a carne do sacrifício tinha que ser queimada no fogo, a nossa carne e desejos carnais desordenados (concupciências) também devem ser queimadas pelo FOGO do Espírito Santo, onde há fogo não pode haver carne, mas o que tem acontecido infelizmente são pessoas dizendo que são CHEIAS DO FOGO que profetizam, cantam, pregam em nossas igrejas e por trás da máscara adulteram, mentem, roubam e agem como verdadeiros lobos em peles de ovelhas, Cuidado com o fogo estranho. Que o Senhor continue nos dando discernimento para entendermos que onde há fogo a carne tem que morrer (Rm.8:6-9); (II Co.10:3) (Gl.5:17); (I Jo.2:15-17).

 

E o Terceiro motivo para entendermos que precisamos preservar nosso altar em chamas é:

  •  O FOGO PURIFICA E REFINA;

Nm.31:23 – “Todas as coisas que puderem suportar o fogo passai pelo fogo, para que fique limpa.” Após a guerra dos soldados israelitas contra os midianitas foram proibidos de entrarem no arraial, enquanto não lavassem as suas vestimentas com água e purificassem os pendentes de cobre, prata e ouro no fogo, porque esta era a lei que o Senhor havia dado á Moisés, nada imundo poderia entrar no arraial. Portanto, aprendemos que precisamos preservar o fogo no altar do nosso coração para que nossas vidas constantemente sejam purificadas, (Ec.9:8) assim como o ouro que é provado pelo fogo (Nm.31:22-23), quando passamos pelo fogo de Deus, todas as impurezas e escórias vão saindo. O pecado sempre teve a intenção de manchar as nossas vestes, lembremos do profeta Isaías que só pôde ter plena comunhão com Deus, após a morte do rei Uzias (Is.6:1), foi quando ele teve a visão do serafim que colocou em seus lábios uma BRASA VIVA e disse-lhe: ( Eis que isto tocou os teus lábios e a tua iniquidade foi tirada e purificado os teus pecados…) Is.6:6-7.

Mas no Versículo 10 e 11 Deus é dada mais uma exigência Que retiramos as cinzas. Porque?

PORQUE UM DOS SEGREDO DE MANTER A FOGO CONTINUAMENTE SOBRE NOSSO ALTAR (CORAÇÃO) É REMOVER AS CINZAS.

Porque não adianta colocarmos o sacrifício (que é a nossa vida dedicada à obra de Deus) no altar, e colocarmos a lenha (nossa oração e jejuar) no altar, se não removermos as cinzas do nosso altar.

O que apaga uma brasa que está ardendo? São as cinzas. Na medida que as cinzas aumentam, a brasa se apaga. Então meu irmão, cuidado com as cinzas.

As cinzas podem ser o pecado, os problemas e lutas que irão se levantar, o relaxamento com a oração e comunhão com Deus, a falta de leitura da palavra, as cinzas são aquelas pessoas que irão tentar de afastar de Deus.

– Essa cinza pode ser uma amargura que carregamos;

– Perdão que nunca liberamos.

– Devemos remover todas as cinzas, se não o fogo de Deus se apagará no altar de nossas vidas.

– Precisamos tirar as cinzas e tira-las diariamente.

Conclusão:

Concluo dizendo que: A cada dia nós temos que trabalhar para remover as cinzas de nossa vida espiritual e colocar a lenha. É a lenha que alimenta o fogo. Sem lenha o fogo morre. Sem lenha a brasa esfria. Então, o segredo para o fogo de Deus em nossa vida não apagar é colocar lenha todo dia.

A lenha é vida no altar todo dia. É dispor-se para o Senhor, ao seu serviço e missão, é saber que todos os meus dias estão colocados diante dele em transparência e pureza.

A lenha fala de entrega total sem restrições, do meu melhor, das primícias do que tenho, de algo de valor, de despojar-se de mim mesmodo que tenho. Morrer pra mim mesmo, e viver uma nova vida NEle.

Só assim o fogo de Deus jamais se apagará em minha vida. Não fomos chamados apenas para ver a Sarça Ardente, mais ser uma Sarça Ardente, onde o fogo de Deus jamais se apagará e por onde Deus falará a outros, chamará outros ao arrependimento e missão em Deus. (Ex.3)

Nunca permita que esta chama venha se apagar em sua vida, saiba que preservando o fogo no altar do nosso coração estaremos caminhando á passos firmes para a VIDA ETERNA com CRISTO.

Deixe uma resposta